Ir ao Início

Ventilação

Renovação do ar para perfis de janelas e portas

Uma janela deve possibilitar a renovação do ar para proporcionar condições aceitáveis de habitabilidade. Estas renovações necessárias implicam algumas perdas de energia, pelo que será preciso então estabebelecer um equilíbrio entre elas e as renovações por hora do local. Para garantir uma eficaz e não dispendiosa renovação do ar:

  • Em moradias, deverá conseguir--se entre 0'5 renovação/hora (para climas frios) e 1 renovação/hora (para climas quentes), ou garantir uma chegada de ar fresco entre 9 e 14 m3 por hora e pessoa.

  • Nos arrumos e cozinhas, etc., em que seja preciso eliminar o vapor, deve dispor de um arejamento maior.

  • Em locais onde se encontram aquecedoresa gás, salamandras a lenha ou carvão, cozinhas a gás, caldeiras, esquentadores de água, será preciso acrescentar 30 a 50 m3/h para evitar condensações, combustão incompleta ou concentração de CO2.

  • Em locais públicos em que seja permitido fumar, deve assegurar-se até 50m3 por pessoa e hora.

A ventilação dos sistemas KÖMMERLING
O sistema normalizado de ventilação básica da KÖMMERLING, substitui-se com um perfil especial de compensação de pressões, uma parte da junta da folha (na parte superior), e um par de secções da junta de caixilho (na parte exterior, nas laterais a pouca distância da extremidade inferior).

Isto permite que entre ar fresco pelo espaço intermédio entre o aro e a folha que aquece devido à temperatura média aí existente. Este ar fresco volta a sair pelo lado interior através do perfil de compensação de pressões da parte superior, muito por cima da altura da cabeça.

Este sistema resolve o problema da ventilação básica de forma tão simples como convincente. Não necessita de nenhum dispositivo adicional, nenhum tipo de características especiais nem da utilização de perfis auxiliares.

Articula-se com todos os sistemas KÖMMERLING e pode ser montado a posteriori. O ar renova-se com a janela fechada e o ruído mantém-se fora. Não requer qualquer atenção ao seufuncionamento, e contribui para renovar o ar inclusivamente durante longas ausências de casa.



Logo de la certificación AENOR de Empresa Registrada
Logo de la certificación AENOR de Gestión Ambiental