Ir ao Início

Isolamiento acústico

Janelas e portas que não deixam passar o ruído

As janelas costumam ser o elemento mais sensível da fachada no que se refere ao isolamento acústico e podem arruinar de todo o isolamento global de uma construção. Por isso, é muito importante a escolha adequada das suas componentes para garantir níveis aceitáveis de atenuação acústica.

O isolamento acústico de uma janela é a capacidade que esta tem de resistir às fontes de ruído procedentes do exterior. O parâmetro que o caracteriza é o "R", parâmetro este de atenuação acústica medido em decibeis (dB), que depende não só do perfil da janela, mas também da espessura e do tipo de envidraçamento e da permeabilidade ao ar da janela.

As janelas são o elemento acústico mais sensível de uma fachada. A me horia ou não do isolamento global da janela é limitada de forma muito importante pelo isolamento acústico proporcionado pelas partes envidraças.

O isolamento acústico é um parâmetro que depende de diversos factores, e haverá que fazer um estudo pormenorizado de cada janela envidraçada para conhecer o seu valor exacto. Contudo, há dois aspectos que se devem ter em conta para que o isolamento acústico seja o mais eficaz.

  • Forma de abertura: optar sempre que seja possível por sistemas de abrir ou oscilobatentes, em lugar dos sistemas de corrediça tradicional. A melhoria da redução sonora poderá ir até 10dB.

  • Escolha adequada do vidro: o isolamento acústico depende basicamente da espessura do vidro. Contrariamente ao que se pensa, a câmara de ar de um vidro isolante não tem apenas propriedades acústicas de destaque (a sua função apenas de isolamento térmico).

Além disso, os vidros de várias capas (vidros unidos por uma lâ mina de butiral) apresentam um isolamento acústico algo superior aos vidros normais. Ou seja, isola acusticamente melhor um vidro 3+3 que um vidro simples de 6 mm. Existem também certos gases que, incluídos na câmara de um vidro isolante, melhoram algum decibel o isolamento acústico, se bem que só se utilizam em casos extremos.

As janelas equipadas com sistemas KÖMMERLING são excelentes isolantes acústicos pela sua escassa permeabilidade ao ar e pela possibilidade de adaptar grandes espessuras de vidro.

Os valores de isolamento acústico (Rw), calculados em ensaios com modelos concretos de janelas de abrir realizados com perfis KÖMMERLING e diferentes vidros, oferecem valores que vão desde os 32 dB para uma janela com vidro 4/12/4, até os 45 dB com vidro laminar de 11/16/9 e câmara cheia de gás. A KÖMMERLING ou qualquer um dos fabricantes do club KÖMMERLING aconselhá-lo-á na escolha do vidro mais adequado ao seu caso concreto.



Logo de la certificación AENOR de Empresa Registrada
Logo de la certificación AENOR de Gestión Ambiental